terça-feira, 26 de março de 2013

Arte e História - Interdisciplinaridade garantida!

No começo do ano de 2010, eu e o professor Rodolfo, trabalhamos com as aulas de artes em sintonia com as aulas de história. O resultado foi ótimo, os alunos entendiam melhor a matéria, que era vista por dois professores que a abordavam dentro de suas disciplinas. Foi um tempo de muita satisfação, eu admiro o trabalho do Professor Rodolfo. Um dos temas centrais para as turmas do 6° ano é fazê-los entender que Arte e História estão sempre juntas. Olha só:
 







 
Falamos sobre as Pirâmides do Egito e a sua função religiosa, também falamos dos templos Gregos e das Construções Romanas. Para terminar desenhamos as Igrejas românicas. A Arte está além das necessidades do homem, ao mesmo tempo que ela surge dessa mesma necessidade...
 
Parabéns aos alunos do 6° ano da Escola Varella, os desenhos ficaram ótimos!

Chega de plástico!

 
Nossas atitudes estão extrapolando, aonde vamos chegar! Essa imagem choca, um cartão postal do Rio de Janeiro, detonado pelas garrafas PET! Chega de plástico nas nossas vidas, vamos abolir o uso alucinado de plástico e seus derivados, caso contrário...
 
 
É de chorar.
 
Poderíamos baixar uma lei aqui no município proibindo o saco plástico nas lojas, deveríamos ter uma maior consciência na hora de separar o lixo, algumas coisas podem ser recicladas. Vamos dar o exemplo!

POP ART no 6° ano da Escola Rogelma

A Garotada tá que tá, anda produzindo muito e aprendendo as características da POP ART, coisas como o consumo desenfreado, ídolos sem nenhuma virtude e muita, muita cor e muita colagem. Com vocês os feras do 6° ano:
 






 
O material da Positivo é ótimo, com ele podemos trabalhar os conceitos da POP ART e ver o quanto essa maneira de ver o mundo ainda nos influencia. Parabéns pelas colagens galera!
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

170 mil acessos!!!

Olha que presentaço eu ganhei hoje, 170 mil acessos! Obrigado galera, obrigado professores que também participam do blog, estou muito feliz com essa marca. Ela marca novos acontecimentos, na verdade uma chuva de novidades estão a caminho, graças a Deus. Quer saber? Rsrrsrs... Eu não conto, e sabe porque? Também não vou contar! 
Por hora o que eu posso falar é que retornei as atividades com visualização de em 3D de projetos, tanto na área de arquitetura , quanto na área de eventos. Isso aqui não é Hobby, é só para fera e profissional. Show né. Que tal uma olhadinha?

LOFT EM COPACABANA - antigo sala e 2 quartos






Está apenas no começo, é só para ilustrar o que eu tenho feito fora das aulas. Eu já passei para vocês um programinha bem fera para fazer esse tipo de trabalho de maneira mais fácil,  pois com o Lightwave é complicado... O link para o programinha que roda direto da internet - http://pt.homestyler.com/designer, agora é com vocês, experimentem e enviem os link's dos seus projetos para eu expor aqui no blog, grande abraço e fui! Partiu Varella!

domingo, 17 de março de 2013

Compondo uma Natureza Morta

Seguindo com as atividades relacionadas ao conteúdo do currículo mínimo do Estado do Rio de Janeiro para  o ensino fundamental - 8° ano - 1° bimestre, trabalhamos com composição e natureza morta, está muita executada durante todo o período do Barroco. Como proposta eu esquematizei na lousa algumas figuras e pedi que os alunos montassem a sua composição:


Ao lado eu coloquei um exemplo , e concordo que não estava nos meus melhores dias. Como era somente para ilustrar a atividade, deu para quebrar um galho. Com o incentivo de alguns pontinhos a galera caiu "matando" na atividade, dá só uma olhada:









Destaque para esses desenhos, muito bons! Trabalharam bem o desenho e a pintura, formando assim um conjunto harmônico muito interessante, parabéns!



Gostei da janela


Boa composição, excelente trabalho de cor.


Esse é simplesmente fantástico, faltou intensificar um pouco mais a cor, mas está maravilhoso!



Bom trabalho de cor.


Esse está muito interessante, parabéns!



Starbucks e Cineminha

Outro dia alguém me disse: "Tio Eddye, você só estuda?", e eu respondi que não, falei que gosto de sair e ver exposições, filmes, praia... enfim, sou uma pessoa absolutamente normal. Toda vez que vou ao Rio ver os meus filhotes eu faço esse tipo de programa, e eles adoram. A última novidade, pelo menos para mim, é o Starbucks no Rio Sul, um lugar que vende um monte de coisas relacionadas com o café.




Luana pediu uma "paradinha" (eita carioquês...) gelada, era uma bebida de café com chantily, uma delícia. Depois assistimos ao "Oz, Mágico e Poderoso", eu tava meio que cansado e não achei o filme uma "brastemp", não sei se o ator me convence, mas dá para passar o tempo. O destaque é a mensagem do filme, coisa que eu não vou contar é claro, peçam para o papai levar vocês ao cinema e descubram, aproveitem também a companhia dele...


quinta-feira, 14 de março de 2013

Desenhando fácil, muito fácil!

Fizemos uma atividade de desenho utilizando a técnica da quadrícula e o resultado foi fantástico. O 6° ano da escola Rogelma mandou muito bem, eles simplesmente detonaram, acabaram com a ideia de que a cidade só tem um artista... Sem gaguejar, eu só posso eeeloogiiiaaarrr, não teve jeito, é tanta emoção que eu gaguejei. 


Com uma referência, o final do Leblon, nós tentamos fazer a nossa leitura da imagem, mantendo a proporção entre os elementos e respeitando (mas nem tanto...) as cores dos elementos. Eu fiz o desenho de cabeça, morei muito tempo em Ipanema e o engraçado  é que eu não desenhei vários elementos que estão na paisagem, talvez por não entendê-los como elementos estéticos significantes. Olha só o resultado final, é de tirar o fôlego!











Todos os desenhos acima (3 pontos) estão muito bons, mas o destaque são para esses abaixo, verdadeiras obra de arte. O tratamento diferenciado na linha, na cor, o traço estiloso foram os itens que fizeram a diferença, e como eu havia combinado, ganharam 5 pontos. Parabéns!!!