quinta-feira, 12 de julho de 2012

O que todo jovem deve saber?

Li esse artigo, gostei demais e coloco aqui para vocês meus caros alunos:


O link para Eclesiastes 11: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/11


“Alegra-te,  jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade;  anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.” (Ecles.11: 9).
Salomão  foi um dos homens mais sábios que já passou por este mundo.  Ele meditava, estudava, reciocinava e chegava a algumas conclusões que, mesmo tendo sido escritas há mais  de três mil anos, continuam  a reverberar como grandes verdades até os dias de hoje.
Em um de seus mais belos escritos, Salomão falou que o jovem podia e devia se alegrar na sua juventude, bem como aproveitar bastante este tempo que não duraria a vida toda,  para curtir com os amigos, viajar, se divertir, errar, acertar, cair, levantar, rir, chorar, enfim, fazer tudo o que lhe der vontade e for lícito, dentro das possibilidades  de cada um. Até aí tudo bem. Só que no mesmo texto este sábio rei  escreve a seguinte frase:  “…sabe, porém…”.
A primeira impressão que temos é que está expressão soa como um balde de água fria na liberdade que o próprio Salomão parece permitir aos jovens quando diz que estes poderiam fazer o que bem entendessem, na primeira parte do versículo acima citado.
Na verdade, qualquer tipo de liberdade que não traga nas suas atitudes um rastro de responsabilidade, acaba sendo muito mais uma escravidão do que uma vida livre, de fato. E é por isso que todo jovem deve saber que a juventude passa muito rápido, e quando menos se percebe, a pessoa começa a se lembrar do quanto ela soube ou não aproveitar os seus poucos anos de jovem.
**Michael Jackson e Whitney Houston foram seduzidos pelo mundo
Portanto meu amado jovem, veja se o caminho que você está seguindo, vai também proporcionar grandes alegrias para você e todos os seus familiares e amigos hoje e amanhã, ou sua busca pelo prazer tem se resumido apenas no hoje, no aqui e no agora.
Não se esqueça das sábias palavras de um sábio homem, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: não tenho neles prazer.
A paz de Cristo a todos.
Pr. Jorge Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário