sábado, 21 de julho de 2012

Folia do Carmo - Arte popular

Nada como o tempo, ele mostra tudo! Mostra por exemplo que uma cidade como a nossa não tem nada de pobre, principalmente se tratando de cultura. Eu sei, tem gente que enche a boca para denegrir a cultura popular, talvez por se achar o máximo... Mas a verdade é outra, a cidade tem muita gente talentosa, aqui por exemplo, a tradição da Folia de Reis resiste as duras pinceladas da arrogância daqueles que acham que entendem de arte. Vamos dar uma olhada nisso:


É um auto popular natalino, de origem portuguesa, de evocação da visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, com apresentação de danças dramáticas como o Terno de Reiso Rancho e o Bumba-meu-boi. A Folia de Reis marca o fim do ciclo natalino, principalmente no Norte do país. A Folia tem início no dia 24 de dezembro, à meia-noite, e termina no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. O desfile leva uma bandeira que muitos acreditam ter o poder de curar as pessoas. 



As fotos foram tiradas hoje, foi um encontro de duas Folias, uma do Carmo e a outra de Duas Barras. As tendas da Secretaria de cultura estão sempre a disposição dos eventos culturais, parabéns Secretário, pelo apoio dado a nossa gente, a nossa Folia.


O dançarino, trajado de palhaço, descansa enquanto a Folia faz uma pausa e se alimenta. O palhaço é uma das figuras de destaque na folia, muitos historiadores afirmam que o palhaço é a representação do mal, ou seja, Herodes e seus soldados que perseguiram Jesus. Outros admitem que o palhaço protege o menino Jesus distraindo os soldados de Herodes com as suas danças e sua roupa colorida.


A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui com características próprias, é manifestação de rara beleza. Os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral. Então que história é essa que aqui não tem cultura?



Nosso Prefeito Carlos Emanuel acompanhou de perto a Folia, uma linda tradição aqui da nossa cidade que não pode ser esquecida, deve ser preservada e apoiada pelas associações de artistas (que nunca estão presentes...)


Então galera, é ou não é o máximo! Eu fiquei bobo com a beleza da nossa Folia, muito lindo e muito autêntico, realmente não dá para copiar... O nosso povo está de parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário