domingo, 17 de junho de 2012

Land Art, o que é?

Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork é o tipo de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra.



Land Art surgiu em finais da década de 1960, em parte como consequência de uma insatisfação crescente em face da deliberada monotonia cultural pelas formas simples do minimalismo, em parte como expressão de um desencanto relativo à sofisticada tecnologia da cultura industrial, bem como ao aumento do interesse às questões ligadas à ecologia. O conceito estabeleceu-se numa exposição organizada na Dwan Gallery, Nova York, em 1968, e na exposição Earth Art, promovida pela Universidade de Cornell, em 1969.
É um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus ou galerias (a não ser por meio de fotografias). Devido às muitas dificuldades de colocar-se em prática os esquemas de land art, suas obras muitas vezes não vão além do estágio de projeto. Assim, a afinidade com a arte conceitual é mais do que apenas aparente.
Dentre as obras de land art que foram efetivamente realizadas, a mais conhecida talvez seja a Plataforma Espiral (Spiral Jetty), de Robert Smithson (1970), construída no Grande Lago Salgado, em Utah, nos Estados Unidos da América.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se você quiser desenhar algo que possa ser visto por alienígenas é só ir até o fundo de um lago seco, pegar um galho e fazer o maior desenho na areia do mundo. Jim Denevan fez o maior objeto de arte de todo o mundo, em meados de 2008, no fundo de um lago seco em Nevada, nos EUA. São quase 5 km de largura e 160 km de caminho para fazer o desenho. Jim disse que “É muito grande. É a minha primeira tentativa em um lugar tão grande. Eu acho que representa cerca de sete ou oito dias de caminhada. Apesar da imagem ser uma adição interessante à paisagem ela é transitória. Foi completamente destruída por uma chuva forte na semana seguinte. A foto abaixo foi feita de 4 mil metros de altura.






O que você acha desse tipo de Arte? Comente, dê a sua opinião, ela vale ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário