domingo, 10 de junho de 2012

Guia de Profissões - Auxiliar de Biblioteca

Uma nova série se inicia aqui, pretendo com isso auxiliar os meus alunos a escolherem uma profissão, pensar no futuro com responsabilidade. Nesse post eu colo aqui o texto do site da CATHO, um site de respeito, referente a Auxiliar de Biblioteca, uma profissão para quem gosta de ler e de falar com o público. Hoje ela também requer o nível superior. Dá só uma sacada: 



Descrição do Cargo de Auxiliar de Biblioteca

O auxiliar de biblioteca auxilia na preservação e organização de acervos de bibliotecas e centros de documentação. Com a disseminação dos computadores e dos meios de comunicação e a consequente explosão do fluxo de informações, sua função deixou de ser apenas organizar livros nas estantes.

Formação necessária para ser Auxiliar de Biblioteca

O auxiliar de biblioteca encontra campo de trabalho tanto em instituições públicas quanto nas privadas (bibliotecas e centros de documentação), lidando diretamente com o público, ou nos serviços técnicos e administrativos, em frente a um computador.

Formação Básica

O auxiliar de biblioteca deverá cursar Curso Superior de Biblioteconomia e Documentação. Domínio de uma língua estrangeira e informática são requisitos praticamente indispensáveis.

Formação Adicional

Para quem deseja se especializar na área, seguem algumas opções de Pós-graduação:

Gerência de Sistemas e Serviços de Informação - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - SP

Mestrado em Ciência da Informação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP

Catho Recomenda

Para auxiliar o seu desenvolvimento nesta área, apresentamos os cursos online oferecidos pela Catho Online. Esses cursos estão disponíveis gratuitamente para os assinantes Catho.

Para este cargo, sugerimos a realização do seguinte curso online:

- Gestão do Tempo

Mercado de Trabalho para Auxiliar de Biblioteca

O mercado de trabalho para biblioteconomistas é promissor. 

Consulte vagas de emprego de Biblioteconomista .

Aspectos Favoráveis

Na maior parte do país, a maioria das ofertas de empregos está em órgãos públicos, como é o caso das grandes bibliotecas. Em São Paulo, as empresas privadas são os maiores empregadores. Centros de documentação, bibliotecas e setores de documentação e informação das empresas e organizações não-governamentais (ONGs) estão em expansão, motivadas pela necessidade de organizar o elevado volume de informações, bem como o de preservar seus próprios documentos. Como resultado, há hoje empresas de consultoria especializadas na montagem de bibliotecas e centros de documentação, desde o projeto de automação até a compra e manutenção do acervo. Grandes empresas possuem diversas bibliotecas e setores de documentação, empregando às vezes um bibliotecário para cada setor. Outro setor que tem buscado os recursos dos profissionais de Biblioteconomia são as livrarias e editoras. Esses profissionais trabalham também na prestação de serviços autônomos ligados à pesquisa e em arquivos, museus, cinematecas, videoclubes, emissoras de rádio e televisão, jornais, assessorias (parlamentares, empresariais, jurídicas e educacionais).


Fonte: Auxiliar de Biblioteca - descrição de cargo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário