sexta-feira, 25 de maio de 2012

Surrealismo - Imagens do inconsciente - Arteterapia

Surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão mundial. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava sendo destruída pelo racionalismo. O poeta e crítico André Breton (1896-1966) é o principal líder e mentor deste movimento.

Fonte: Wikipédia

Tanto o Surrealismo como o Expressionismo, são um prato cheio para os psicanalistas e terapeutas. As imagens possuem significado, e ninguém pinta ou desenha nada por acaso, a libido e o desejo fazem a escolha do tema ou das imagens, mesmo sem o consciente perceber. Traduzindo meus queridos alunos, a arte pode dizer bastante a respeito do seu autor, daquele que a pinta. Você sabe o que é Arteterapia?

A Arteterapia é uma modalidade terapêutica, que utiliza os diferentes fazeres expressivos – dança, música, teatro, literatura - aliados às artes plásticas, como possibilidade de expressão, de comunicação e de resgate do potencial criativo.
A utilização dos diferentes materiais plásticos, aliados às técnicas dos desenhos, da modelagem, da pintura e da colagem, e à construção com sucata, entre outras, permitirá uma nova configuração e materialização dos conteúdos simbólicos.
A expressão plástica, durante o processo terapêutico, facilita o acesso a conteúdos mais interiorizados, carregados de símbolos, que ao serem decodificados pelo sujeito, permitem novas formas de exploração e elaboração desses conteúdos.

Através dos trabalhos, como por exemplo pinturas, podemos decifrar o conteúdo simbólico, muitas vezes oculto no subconsciente do autor, mas que é revelado pela própria obra. Vamos analisar uma imagem:


Em um site de sonhos, a bailarina tem o seguinte significado:

Significado sonhar com Bailarina.
Homem: muito esforço na conquista de certa mulher provocará o ódio de outra, o amor vencerá.
Mulher: não exagere nos ciúmes, você tem mais charme do que pensa.

Significado sonhar com Floresta.
Estar numa: tranqüilidade, despreocupação.
Ver uma em chama: graves problemas a caminho, queda séria na vida.



Bem, apesar de ser bem curioso, e eu diria significativo (rsrssrsr...), eu não faria a leitura dessa imagem dessa maneira. Uma bailarina é uma dançarina clássica, símbolo da virtude dos movimentos, da leveza. O que ela estaria fazendo em uma floresta? E mais, em uma posição onde os seus movimentos não são possíveis, onde ela não pode ser ela?

Eu diria que o artista que produziu essa imagem está se sentindo da mesma maneira, seu subconsciente está querendo comunicar uma sensação de incômodo, como se ele estivesse vivendo uma situação semelhante a da bailarina, longe do seu lugar. A floresta, apesar de ser verde e simpática, ele é também o primitivo, o mundo que está longe da civilização. Seria o seu lado animal?

Não é tão fácil assim, ler e interpretar uma imagem sob esse ponto de vista requer conhecer o autor, onde ele está inserido culturalmente e a sua própria história. A arte caminha para a saúde, assim como diversas áreas do conhecimento tendem a se encontrar. 

Espero que tenham gostado desse post, comentem, dê sua opinião. Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário