domingo, 6 de maio de 2012

A importância das provas

As provas ainda são um excelente instrumento de avaliação, não só para os alunos, mas também para os professores. Eu costumo colocar em minhas provas um lugar privilegiado para o aluno fazer a sua avaliação do meu trabalho. Faço isso porque preciso que os alunos me indiquem as atividades de que mais gostaram, apontar os acertos e os erros que cometemos, muitas vezes sem querer, durante o bimestre.

"A vida é uma prova diária, e aquele que não estiver pronto para ela não estará pronto para vida." Agora é muito fácil não gostar das provas, principalmente quando não se está acostumado a fazê-las. Costumo ouvir e ler algumas críticas sobre essa ferramenta de avaliação, e constatei que na maioria das vezes, ou quase em toda a sua maioria, são de pessoas que não estudam mais, não acreditam na educação (apesar de algumas viverem às custas do que chamam de sistema massificador) e que não costumavam obter bons resultados com elas. FREUD explica!

Gosto de aplicar as provas para ajudar a fixar o conteúdo. Olha só:



Como vocês podem ver, eu coloco nas provas um instrumento para o aluno também fazer a sua avaliação, é a minha função saber se a minha prática está atingindo os resultados esperados por mim e pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário