segunda-feira, 23 de abril de 2012

Música e teatro no Varella

Com o novo currículo mínimo implementado para a disciplina de Artes nesse ano de 2012, nós professores de Artes, estamos levando uma surra, temos que pesquisar outras áreas do universo das Artes, como a Dança, Música e o Teatro.


Que tal pintar o desenho que representa a arte do Teatro? Vamos lá!

-------------------------------------------------------------------


Minha formação na UFRJ foi em Artes Visuais, cursei Pintura com Lídio Bandeira de Mello entre outros mestres (autor do painel da Caixa Econômica Federal na agência da Carioca) e Gravura com o que há de melhor em matéria de professores, Kazuo Iha e Aldir Botelho (pupilo de Goeldi, o maior gravador brasileiro). No entanto, nas outras áreas sinto ainda dificuldades, estou correndo atrás de formação complementar para não deixar furo com o meu ouro, os meus alunos.

Aqui eu  coloco algumas imagens do mestre Kazuo Iha, "o cara" da Litografia no Brasil.


 Kazuo em uma das suas muitas exposições pelo Brasil e exterior onde é muito conhecido.


Entende agora o nível dos trabalhos do Mestre Kazuo? Não são mera cópias, existe um trabalho de composição perfeito, além do desenho apresentar a sua marca, o trabalho com as diferentes maneiras de pintar e o trato com as cores, aqui nessa breve mostra ele mostra todo o seu talento, talento reconhecido na América Latina.

-----------------------------------------------------------

Voltando ao problemas do currículo mínimo, nós estamos fazendo o que podemos para cumpri-lo, pequenos esquetes para o Teatro além da parte teórica e um trabalho bem básico com a música. Por hora  eu vou mostrar as imagens feitas pelo 6º ano do Varella que ilustraram o texto introdutório do Teatro:



A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas (mímesis - mímica) como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência, como a caça e a reprodução ou acasalamento. Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis (mitos).

O teatro como conhecemos hoje, apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o local físico em que tal arte se apresenta. A implantação do teatro no Brasil ocorreu em razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios. No Brasil, um dos precursores do texto teatral, ou dramaturgia, foi o Padre Anchieta.

Aristóteles também tem uma clássica definição de dramaturgia. Segundo o filósofo da Grécia Antiga, esta arte estrutura os atos humanos logicamente, visando despertar intensas paixões ou uma condição de extremo encantamento e êxtase.


Os desenhos:









Parabéns 601 e 602.

-----------------------------------------------------------



E essas? Que tal imprimir e pintar com o lápis de cor. Depois manda pra eu dar uma olhada e colocar no BLOG. Envie a pintura para eddyeazevedo@hotmail.com

------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário