sábado, 4 de fevereiro de 2012

Galera do 7º ano, anota ai as novidades

Então, no post anterior eu coloquei os conteúdos mínimos exigidos pela secretaria de educação do Estado do Rio de Janeiro para o 6º ano, continuando a nossa atualização eu coloco aqui o conteúdo de 7º ano. Na minha opinião essas mudanças foram ótimas, então vai dando uma lida ai morou!!!

7º ano – 1º bimestre:
Artes Visuais
·         Discutir a atuação do homem africano na construção da arte e da cultura brasileira.
·         Perceber a singularidade da estética afro-brasileira, a partir de contato com imagens, fotografias e vídeos.
·         Experimentar materiais a partir da iconografia da arte africana.

Oxum em êxtase - Obra de Abdias Nascimento

Música
·         Conhecer os processos da formação da música brasileira, a partir de aspectos da cultura Africana e sua influência na construção de nossa música.
·         Ouvir analisar, apreciar material sonoro de origem africana e sua incorporação na sua música brasileira, popular e erudita.
·         Fazer uso do próprio corpo para aprimorar noções de ritmo e melodia.
·         Construir instrumentos a partir de materiais diversos, dando ênfase à percussão.
Teatro
·         Conhecer manifestações de teatro popular de diferentes regiões do pais.
·         Compreender que os objetos culturais fazem parte do patrimônio cultural da humanidade e valorizar a sua preservação.
·         Reconhecer a cultura oral como forma de dramaturgia popular.
·         Contar histórias da cultura popular (contos,lendas, cordéis, “causos” etc.) e participar como ouvinte dos colegas.
·         Construir dispositivos e objetos cênicos (máscaras, bonecos, cenários, etc.) com materiais diversos, inclusive sucata.
Dança
·         Refletir sobre a presença da dança em diferentes culturas.
·         Refletir sobre as matrizes das danças populares brasileiras (europeia, africana e indígena).
·         Conhecer o repertório das danças populares brasileiras.
·         Desenvolver a consciência corporal.
·         Compreender e trabalhar corporalmente distintas danças do repertório das danças populares brasileiras.
2º bimestre
Artes Visuais
·         Discutir a influência indígena na construção da arte e da cultura brasileira.
·         Perceber a singularidade da estética indígena, a partir de contato com imagens, fotografias e vídeos.
·         Perceber o corpo como suporte a partir da pintura corporal indígena.
Música
·         Conhecer os processos da formação da música brasileira a partir de aspectos das culturas indígenas e sua influência na construção de nossa música.
·         Ouvir, analisar, apreciar material sonoro de origem indígena e sua incorporação na música brasileira popular e erudita.


·         Fazer uso do próprio corpo para aprimorar noções de ritmo e melodia.
·         Reconhecer-se como sujeito da produção artística.
Teatro
·         Valorizar o(s) autor(es) e intérprete(s) de espetáculos de teatro popular, conhecer aspectos de suas(s) biografia(s) e as principais obras.
·         Apreciar obras da cultura popular, festejos, folguedos, desfiles carnavalescos e outras, reconhecendo-as como manifestações teatrais.
·         Vivenciar a linguagem teatral por meio de jogos e brincadeiras populares que abordem seus elementos fundamentais.
Dança
·         Conhecer aspectos das danças das culturas afro-brasileira e indígena.
·         Refletir sobre corpo, dança, raça e etnia.
·         Exercitar a análise e a leitura crítica de obras de danças brasileiras.
·         Ampliar o vocabulário corporal e o repertório de movimentos expressivos através da prática de danças brasileiras.
·         Experimentar distintas formas de dançar em grupo.

3º bimestre
Artes Visuais
·         Conhecer as diferentes linguagens visuais
·         Identificar o desenho, a história em quadrinhos, a pintura, a gravura, a cenografia, a ilustração científica, a forma tridimensional, a fotografia, a indumentária, a publicidade, artes gráficas, arquitetura, desenho industrial, o cinema, filme de animação, televisão e imagens de computador.
·         Criar trabalhos individuais e coletivos.
Música
·         Conhecer os processos da formação da música brasileira a partir de aspectos da música Portuguesa/europeia e a sua influência na construção de nossa música.
·         Ouvir, analisar, apreciar material sonoro de origem Portuguese/europeia.
·         Praticar/exercitar a percepção de sequências rítmicas e melódicas.
·         Reconhecer-se como sujeito da produção artística.
Teatro
·         Reconhecer a importância do artista popular para a construção da identidade regional e nacional.
·         Resgatar elementos da cultura regional, nacional e étnica.
·         Identificar diferentes gêneros teatrais ligados à cultura popular (cortejos, autos, folguedos, festas etc.)
·         Improvisar cenas teatrais com os colegas a partir de estímulos variados (tais como temas geradores, sons, gestos, objetos etc).
Dança
·         Refletir sobre o erudito e o popular na arte.
·         Situar e compreender as relações entre corpo e cultura, presentes na dança.
·         Analisar a relação entre dança, música e estrutura narrativa em distintas danças populares brasileiras.
·         Identificar limites e possibilidades corporais individuais e coletivas.
·         Reconhecer e respeitar os diversos pontos de vista, as subjetividades presentes em sala de aula e o ambiente sociopolítico e cultural de cada um
4º bimestre
Artes Visuais
·         Discutir a presença da arte popular brasileira.
·         Perceber a importância da arte popular na construção do imaginário brasileiro.
·         Elaborar ações culturais relacionando artistas populares.

Musicas

·         Identificar a presença dessas matrizes nas manifestações musicais regionais, destacando o forró e seu largo campo de ritmos e gêneros correlatos.
·         Ouvir, analisar, apreciar o forró nas suas múltiplas vertentes.
·         Distinguir elementos melódicos e rítmicos a partir dos gêneros musicais.
·         Vivenciar práticas instrumentais, com ênfase na percussão.
Teatro
·         Reconhecer as performances africanas, afro-brasileiras e ameríndias como linguagens cênicas.
·         Comunicar aos colegas sua apreciação explicando o sentido que atribuiu às obras.
·         Organizar apresentações de teatro popular com a ajuda dos colegas, dividindo tarefas e participando ativamente de todas as etapas do processo.
Dança
·         Reconhecer-se como pertencendo a uma estrutura e identidade cultural.
·         Refletir sobre as manifestações da dança utilizadas por diversos grupos sociais e étnicos, compreendendo-as como patrimônio social, em sua dimensão sócio-histórica.
·         Conhecer os dançarinos e grupos de dança popular braslleira, identificando e contextualizando épocas e regiões.
·         Identificar e experimentar as distintas relações entre corpo, espaço, tempo, fluxo e peso, presentes nas danças populares brasileiras.

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