sábado, 11 de fevereiro de 2012

Conteúdo mínimo do 2º ano do ensino médio


2º ano do ensino médio – 1º bimenstre

Artes Visuais

·         Identificar na arte contemporânea brasileira diálogos com principais elementos da Arte Internacional e da América Latina.

·         Fruir o conteúdo expressivo das diferentes produções artísticas.

·         Desenvolver a capacidade de produzir criativamente a partir das diferentes proposições da arte contemporânea.



Música

·         Contextualizar as manifestações musicais na sua relação com o mundo do trabalho, destacando Música na propaganda (jingles, campanhas).

·         Ouvir, analisar, apreciar composições midiáticas do campo da propaganda, identificando os elementos musicais e seu apelo comercial.

·         Desenvolver projetos coletivos de composição de jingles.

·         Perceber as relações comerciais da atividade artística.

Teatro

·         Compreender que o teatro é o resultado de um trabalho coletivo.

·         Conhecer as diferentes áreas profissionais do teatro.

·         Observar e analisar de forma crítica, a partir de uma visão técnica, das montagens apresentadas.

·         Apresentar prática de montagem com funções teatrais determinadas (direção teatral, dramaturgia, roteiro, ator, cenografia, sonoplastia, iluminação, contrarregra, etc.).

Dança

·         Situar e compreender as relações entre corpo, dança e sociedade.

·         Conhecer e analisar distintas manifestações de dança presentes em sua cidade, identificando grupos, estilos e contextos.

·         Desenvolver a consciência corporal.

·         Experimentar distintas relações entre corpo, espaço, tempo, fluxo e peso na prática da dança, articulando-as a cada estilo abordado.

2º bimestre

Artes Visuais

·         Reconhecer o Pós-Modernismo e suas diferentes ideologias utilizando obras de arte, imagens do cotidiano, cinema, televisão, internet, grafite, história em quadrinhos etc.

·         Ler criticamente a cultura visual.

·         Experimentar a variedade de propostas artísticas contemporâneas, considerando a necessidade de conceituação.

Música

·         Contextualizar as manifestações musicais na sua relação com o mundo do trabalho, destacando Trilha sonora: cinema, vídeo, televisão.

·         Ouvir, analisar, apreciar trilhas sonoras cinematográficas, percebendo a articulação imagem e som.


·         Sonorizar imagens e pequenos vídeos.

·         Desenvolver projetos coletivos de composição de trilhas sonoras.

Teatro

·         Identificar as ideologias presentes nos diferentes usos do teatro (peças teatrais, telenovelas, filmes, propagandas comerciais e políticas, etc.).

·         Identificar as diferentes funções dos fundamentos da linguagem cênica.

·         Criar e representar cenas de propaganda comercial, política, de telenovelas, etc.

Dança

·         Conhecer as diferentes profissões e funções que envolvem o campo da criação artística, no caso, da dança, (professor, coreógrafo, intérprete, curador, produtor, dramaturgista, etc.) reconhecendo-o como campo de trabalho.

·         Exercitar o sentido estético.

·         Assistir a espetáculos profissionais, performances, intervenções ou outras manifestações de dança.

·         Investigar e experimentar diferentes estímulos para improvisação e para composição coreográfica , relacionando-os a diversos significados pessoais, culturais, coletivos e políticos.



3º bimestre

Artes Visuais

·         Discutir arte, mídia, consumo, globalização e novas tecnologias no contexto do século XXI.

·         Construir o pensamento crítico, visual e verbal e discutir as relações entre arte, filosofia, indústria cultural e mídia.

·         Experimentar o intercruzamento das diversas linguagens artísticas com as artes visuais.

Música

·         Contextualizar as manifestações musicais na sua relação com o mundo do trabalho, destacando música e tecnologia: websites, blogs, downloads.

·         Ouvir, analisar, apreciar trilhas sonoras em materiais da internet (blogs, sites).

·         Desenvolver trilhas para blogs e homepages.

Teatro

·         Reconhecer as diferentes tendências contemporâneas do teatro.

·         Identificar os elementos constitutivos da linguagem cênica contemporânea em um espetáculo.

·         Assistir espetáculos, perfomances, intervenções ou outras manifestações teatrais em vídeos disponíveis na internet.



Dança

·         Conhecer as possibilidades e as perpectivas de formação profissional em dança no Brasil.

·         Exercitar a análise de distintos gêneros de dança, articulando-a à leitura e discussão de textos críticos de dança.

·         Desenvolver habilidades pessoais para propor momentos de relaxamento e de realinhamento corporal, relacionando os às noções de anatomia.

4º bimestre

Artes Visuais

·         Reconhecer as diferentes profissões na área de artes visuais, cinema e o lugar do arranjo produtivo da economia da cultura fluminense no cenário brasileiro.

·         Conhecer o acervo patrimonial material e imaterial do Estado do Rio de Janeiro, levando em conta a cultura popular.

·         Criar portfólio em suporte físico, programas de edição digital ou em hipertexto.

Música

·         Contextualizar as manifestações musicais na sua relação com o mundo do trabalho, destacando opções profissionais em música.

·         Ouvir, analisar, apreciar vídeos de shows e concertos, atentando para o trabalho de profissionais que atuam nos bastidores como roadies, produtores, técnicos de som.

·         Identificar possibilidades de inserção no mercado de trabalho na área musical.

Teatro

·         Reconhecer o teatro articulado com outras linguagens artísticas.

·         Compreender a linguagem cênica contemporânea em suas diferentes formas estéticas.

·         Apresentar trabalhos cênicos com

·         linguagens artísticas articuladas (artes visuais, música, dança, novas tecnologias, cinema, etc.).

Dança

·         Refletir sobre corpo, dança, saúde e sexualidade.

·         Construir o pensamento crítico e discutir as relações entre Arte, Filosofia, indústria cultural e mídia.

·         Desenvolver projetos coletivos (sugestões: criação coreográfica, mostras de dança, seminários etc.) tendo a dança como tema e que envolvam as distintas profissões relacionadas à dança.

Um comentário:

  1. Muito legal seu conteúdo prof Eduardo, é que na minha escola não tem professor de artes aí tava procurando o coteúdo na net e agoraa chei. Obrigado.

    descubrasuavocacao28.blogspot.com

    ResponderExcluir