sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Atenção 6º ano, novidades no conteúdo!

Atenção galerinha, temos um desafio esse ano, precisamos cumprir o conteúdo mínimo que a Secretaria Estadual de Educação preparou para nós. Não vamos fazer feio, então comecem a pesquisar os conteúdos abaixo:


6º ano – 1º bimestre:

Artes Visuais

·         Caracterizar os principais elementos visuais.

·         Identificar elementos visuais como ponto, linha, proporção, superfície, textura, cores, luz, sombra, volume, espaço e perspectiva.

·         Experimentar a criação de composições abstratas e figurativas.




Música



·         Identificar os fundamentos musicais presentes no cotidiano dos alunos.

·         Apreciar manifestações musicais presentes no cotidiano dos alunos.

·         Compor estruturas sonoras.

·         Exercitar a notação por meio de registros alternativos.

Teatro

·         Compreender os fundamentos da linguagem teatral de diferentes épocas.

·         Apreciar peças teatrais por meio de textos, vídeos etc., reconhecimento.

·         Utilizar as possibilidades de diferentes espaços cênicos para o desenvolvimento da expressão espontânea e a utilização de recursos corporais nesses  espaços (palco, arena, espaço  aberto e outros).

Dança

·         Identificar a presença da arte na comunidade escolar e no entorno.

·         Exercitar o sentido estético.

·         Apreciar diferentes produções artísticas.

·         Ampliar o vocabulário corporal e o repertório de movimentos expressivos.

2º bimestre

Artes Visuais

·         Conhecer o vocabulário artístico fundamental.

·         Investigar a definição de Artes Visuais, movimentos artísticos, leitura de imagens, fazer artístico, patrimônio cultural, exposição, artesanato, acervo. Bienal, cultura, curador, obra de arte, profissões artísticas, escultura, pintura, retrato, auto-retrato, natureza-morta, etc.

·         Investigar os concursos artísticos a partir do contexto sociocultural da comunidade escolar.

Música

·         Identificar os fundamentos da linguagem musical, destacando elementos melódicos, harmônicos e rítmicos.

·         Apreciar manifestações musicais presentes no cotidiano dos alunos, estimulando análises críticas.

·         Cantar a uma e duas vozes; acompanhar ritmicamente e compor paródias.



Teatro

·         Reconhecer as diversas modalidades teatrais da contemporaneidade (teatro de rua, Teatro de rua, Teatro do Oprimido, teatro pós-dramático).

·         Reconhecer diferentes modos de atuação cênica: ator, performer, jogador, ativista, etc.)

·         Experimentar diferentes formas de atuação (teatro de rua, Teatro do Oprimido, performance, outros).

Dança

·         Relacionar a presença da arte da dança a períodos históricos como produção cultural dos povos.

·         Conhecer alguns movimentos artísticos, em especial aqueles relacionados à dança.

·         Experimentar, investigar e utilizar diferentes estímulos para improvisação e para composição coreográfica.

3º bimestre

Artes Visuais

·         Reconhecer os principais processos artísticos como a pintura, modelagem, escultura, gravura, colagem, objetos, desenhos, grafite, instalações na criação de diferentes artistas.

·         Perceber o uso dos diferentes processos artísticos isoladamente ou em conjunto.

·         Experimentar processos artísticos na realização de trabalhos individuais e coletivos.

Música

·         Compreender as manifestações musicais regionais e seu papel na construção da identidade cultural destacando cantos de trabalho, o folguedos, jongo, manifestações folclóricas musicais presentes no campo e na cidade.

·         Ouvir, analisar, apreciar composições folclóricas, tendo em vista seus contextos culturais e suas diferentes apropriações pelos compositores populares e eruditos.

·         Distinguir elementos melódicos e rítmicos a partir dos gêneros musicais.

·         Reconhecer-se como sujeito da produção artística.

Teatro

·         Reconhecer como as modalidades teatrais híbridas (teatro-dança, instalações, performances interativas, formas animadas, vídeoteatro e outras) utilizam o espaço, o corpo e a voz.

·         Comunicar aos colegas a sua apreciação explicando os fundamentos delas.

·         Usar o espaço, corpo, voz como recursos cênicos, construção de personagem dramáticos, improvisos, performance).

Dança

·         Articular a análise de obras e o contexto sócio-histórico de sua produção.

·         Reconhecer, identificar e diferenciar obras de distintos gêneros de dança, épocas e lugares.

·         Exercitar a análise e a leitura crítica de obras de dança contemporânea.

·         Discutir e experimentar distintas relações entre corpo, espaço, tempo, fluxo e peso no movimento expressivo.

·         Identificar limites e possibilidades corporais individuais e coletivos.

·         Experimentar dançar em grupo e sozinho.



4º bimestre

Artes Visuais

·         Enfatizar a presença do artista visual da Pré-História até a contemporaneidade.

·         Analisar trabalhos de diferentes artistas.

·         Mapear as manifestações culturais do bairro ou região ou cidade.

Música

·         Compreender as manifestações musicais regionais e seu papel na construção da identidade cultural, destacando a música caipira, das origens rurais às manifestações urbanas.

·         Ouvir, analisar, apreciar a música caipira, identificando elementos da tradição e o processo de massificação.

·         Distinguir elementos melódicos e rítmicos a partir dos gêneros musicais.

·         Vivenciar práticas de composição e improvisação.

Teatro

·         Compreender o teatro como manifestação artística presente em todos os tempos e culturas.

·         Descrever aquilo que vê e sente em relação às obras apreciadas.

·         Criar, produzir e apreciar uma obra teatral (Teatro do Oprimido, Teatro de Rua, Performance, outras).



Dança

·         Situar e compreender as relações entre corpo, dança e sociedade.

·         Conhecer os dançarinos, coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuem para a história da dança, reconhecendo e contextualizando épocas e regiões.

·         Criar e propor ao grupo pequenas frases coreográficas.

·         Participar de frases coreográficas criadas por outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário