quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Agora é a vez do 9º ano, anota ai o conteúdo!


9º ano – 1º bimestre

Artes Visuais

·         Contextualizar histórica e socialmente o movimento modernista brasileiro, realizando uma análise crítica sobre a Semana de Arte Moderna.


·         Discutir, a partir do estudo da proposta do movimento modernista, a realidade cultural brasileira.

·         Produzir artisticamente a partir das principais tendências da estética moderna.

Música

·         Conhecer gêneros e movimentos musicais urbanos, destacando o choro, suas origens e influências.

·         Ouvir, analisar, apreciar Choro, do tradicional ao contemporâneo.

·         Distinguir elementos melódicos e rítmicos a partir desse gênero musical.

·         Compor células rítmicas e executá-las.

·         Desenvolver a percepção harmônica.

Teatro

·         Compreender a ação social proposta pelo grupo de artistas ou movimento artístico de que faz(em) parte o(s) autor(es) das obras apreciadas.

·         Valorizar o(s) criador(es) das propostas apreciadas, conhecer aspectos de sua(s) biografia(s) e suas principais realizações sociais.

·         Apreciar obras do teatro político (agitprop, peças didáticas etc) por meio de textos, vídeos etc.

·         Recriar (adaptar, a seu modo) as obras apreciadas. (Brecht, Boal, Lorca).

Dança

·         Refletir sobre o erudito e o popular na arte.

·         Diferenciar os vários estilos de dança, identificando algumas características da dança acadêmica.

·         Desenvolver a consciência corporal.

·         Identificar e experimentar e algumas das relações entre corpo, espaço, tempo, fluxo e peso presentes na dança acadêmica.

2º bimestre

Artes Visuais

·         Identificar a influência das vanguardas europeias na arte brasileira.

·         Conhecer a ar te europeia de vanguarda e seus diálogos com a arte brasileira após a década de 1950.

·         Desenvolver produções artísticas a partir do estudo das diferentes vanguardas.

Música

·         Conhecer gêneros e movimentos musicais urbanos, destacando o Samba, origens e desenvolvimento.

·         Ouvir, analisar e apreciar Samba, dos primórdios aos gêneros atuais.


·         Distinguir elementos melódicos e rítmicos a partir desse gênero musical.

·         Compor crônicas sociais por meio de paródias.

·         Desenvolver a percepção harmônica.

Teatro

·         Perceber as possibilidades de interação entre as artes cênicas, o espaço público e a comunidade.

·         Apreciar propostas de teatro como ação social e comunitária.

·         Criar, produzir e apresentar uma obra teatral com fins de ação social (Teatro do Habilidades e Oprimido, Teatro Comunitário, etc.)

Dança

·         Refletir sobre corpo, dança e gênero, a partir da dança acadêmica.

·         Exercitar a análise e a leitura crítica de obras de Balé Clássico, articulando coreografia, música e estrutura narrativa.

·         Conhecer os bailarinos/coreógrafos e companhias de Balé Clássico brasileiros e estrangeiros que contribuíram para a História da Dança, reconhecendo e contextualizando épocas e regiões.

3º bimestre

Artes Visuais

·         Estudar composições artísticas de diferentes períodos e culturas visuais.

·         Analisar soluções formais relacionando semelhanças, contrastes e ritmo.

·         Criar trabalhos artísticos a partir das correntes estilísticas básicas: Naturalismo, Idealismo, Expressionismo, tendências surreais e fantásticas.

Música

·         Conhecer gêneros e movimentos musicais urbanos , destacando marchinhas, canções de protesto: a crônica do cotidiano.

·         Ouvir analisar e apreciar marchinhas e canções de protesto, atentando para a crônica social a partir do contexto de cada época.

·         Distinguir elementos melódicos e rítmicos a partir dos gêneros musicais.

·         Compor células rítmicas e executá-las.

·          Compor crônicas sociais por meio de paródias.

Teatro

·         Reconhecer as implicações sociais do teatro realizado em espaços públicos e em espaços privados.

·         Perceber a diferença de participação e interação do público com o espetáculo apresentado em ruas e espaços abertos.

·         Organizar apresentações de teatro de rua ou em espaços abertos.

Dança
·         Articular a análise de obras e o contexto sócio-histórico de sua produção .

·         Reconhecer, identificar e diferenciar obras de distintos gêneros de dança, épocas e lugares.

·         Exercitar a análise e a leitura crítica de obras de dança contemporânea.

·         Discutir e experimentar distintas relações entre corpo, espaço, tempo, fluxo e peso no movimento expressivo.

·         Identificar limites e possibilidades corporais individuais e coletivos.

·         Experimentar dançar em grupo e sozinho.

4º bimestre

Artes Visuais

·         Conhecer um manifesto artístico que tenha contribuído reconhecidamente para novos rumos da arte contemporânea.

·         Estudar as principais ideias de um documento que represente um movimento coletivo de artistas.

·         Experimentar a proposição individual ou coletiva de um texto que expresse a realização de um processo artístico.

Música

·         Conhecer gêneros e movimentos musicais urbanos, destacando música e periferia urbana: movimento Hip Hop, Funk, Reggae.

·         Ouvir, analisar, apreciar expressões musicais das periferias urbanas, registrando seu potencial de denúncia social.

·         Distinguir elementos melódicos e rítmicos a partir dos gêneros musicais.

·         Identificar, em seu bairro, manifestações culturais.

Teatro

·         Reconhecer a linguagem teatral como ferramenta para o desenvolvimento da comunidade e da cidadania.

·         Reconhecer e estabelecer relações entre o teatro de entretenimento e o de cunho social.

·         Experimentar o uso da linguagem teatral nas discussões e conflitos sociais na comunidade escolar (Teatro do Oprimido e outros).

Dança

·         Discutir corpo, dança e cultura de massa.

·         Identificar e analisar distintos gêneros de dança presentes na mídia.

·         Compreender parâmetros e métodos de análise de danças significativos para o grupo, diferenciando-os da interpretação pessoal de cada um.

·         Criar e propor ao grupo pequenas frases coreográficas.

·         Experimentar e memorizar frases coreográficas criadas por outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário