domingo, 18 de setembro de 2011

Índia - música e dança

A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.


Que tal dar uma espiadinha nessa dança? Eu vou assistir o vídeo, você não? Para com isso, assiste ai vai, deixa de preguiça. Dá play...


Não falei que a dança é freneticamente colorida e mágica! Imagina que instrumentos eles usam para produzir esses sons transcendentais, a sua música é uma viajem e o som da tambura também. A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Vamos ver como é esse instrumento?





O formato do instrumento é realmente muito diferentes dos nossos instrumentos de cordas, como por exemplo o violão. E se pudéssemos ouvir isso ai tocando? Huuummmm ... tive uma ideia, vou colocar uma vídeo do youtube pra gente matar a  curiosidade. Mas antes, que tal olharmos para os desenhos do 6º ano, onde eles estão estudando isso?



A foto ficou um pouco tremida, mas é isso ai, eles estão conhecendo um pouco mais do mundo através das nossas aulas. Agora vai nesse link e assiste, ou melhor, escuta o som desse instrumento, boa viajem "Brou"!!!

Outro instrumento indiano, de som fantástico e único é a tabla, para assistir ao vídeo é só seguir o link: http://youtu.be/gGnWFBe0lig

Agora, quer realmente ficar pro dentro da música indiana? Acesse o site pelo link aqui:
http://www.musicaindianabrasil.com/2010/08/classificacao-dos-instrumentos-musicais.html

Para terminar esse post com uma "boa energia", nada como Nando Reis cantando um Mantra pra "NoiX", té mais e boa semana pra geral.

3 comentários:

  1. Meu amigo Eddy,

    Fiz duas postagens no Blog sobre os atentados ao World Trade Center em 11/09/2001 para servir de subsídio para os alunos das turmas 701 e 702.

    Conto com sua colaboração e parceria, esperamos que os alunos visitem e utilizem o material como apoio para executarem o trabalho proposto.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Eles já fizeram os esboços das maquetes, vamos fazer bonito Rod. Grande abraço.

    ResponderExcluir