domingo, 11 de setembro de 2011

Art Noveau & Litografia

Art nouveau, "arte nova" em francês), também Arte nova, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX. Relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa com a exploração de novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética) e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes. Devido à forte presença do estilo naquele período, este também recebeu o apelido de modern style (do inglês, estilo moderno).


Caracteriza-se pelas formas orgânicas, escapismo para a Natureza, valorização do trabalho artesanal, entre outros. O movimento simbolista também influenciou o art nouveau.





Recebeu nomes diversos dependendo do país em que se encontrava: Flower art na Inglaterra, "Modern Style", "Liberty" ou estilo "Floreale" na Itália.

Os alemães criam sua própria vertente de Art Nouveau chamada Jugendstil.


Até na arquitetura esse estilo se manifestou.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você não sabe o que Litografia? Hummmm... vamos tentar dar um jeito nisso, vou postar um vídeo que fiz quando me formei no curso de Gravura na UFRJ, Dá só uma olhadinha, é o TIED em ação, esse vídeo foi escolhido para ser exibido no site do grande gravador, Honoré Daumier.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário